quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Semana da Pátria
5° ano
Brasil: o nosso país
(…)
Somos herdeiros do futuro
E pra esse futuro ser feliz
Vamos ter de cuidar
Bem desse país (…)
Toquinho e Elifas Andreato

Reflexão:
*Quem são os “herdeiros do futuro”?
*O que é um “futuro feliz” para um país?

País e Nação

*O que significa ser uma nação?
Uma nação é formada por um grupo de pessoas que, em geral, compartilha da mesma língua, religião, costumes, etc. Essas pessoas formam um povo. As caracterísitcas unem esse grupo foram se formando durante muito tempo. Portanto, toda a nação tem a sua própria história.
Vamos conhecer um pouco mais da nossa...

Pense um pouco...

Você viu que o território de um país é formado ao longo do tempo.
Quais eram os grupos humanos que viviam nas terras que atualmente compõem o território brasileiro, antes de ele ser conquistado pelos europeus no século XVI? E hoje, como vivem esses grupos?

O continente americano, quando foi descoberto pelos europeus a partir do século XV, era todo ele habitado por povos indígenas.
Há cinco séculos, os portugueses chegaram ao litoral brasileiro, dando início a um processo de migração que se estenderia até o inicio do século XX e, paulatinamente, foram estabelecendo-se nas terras que eram ocupadas pelos povos indígenas.
O processo de colonização levou à extinção muitas sociedades indígenas que viviam no território dominado, seja pelas armas, seja em decorrência do contágio por doenças trazidas dos países distantes.
Embora não se saiba exatamente quantas sociedades indígenas existiam no Brasil na época da chegada dos europeus, há estimativas sobre o número de habitantes nativos naquele tempo, que variam de 1 a 10 milhões de indivíduos.
Números que servem para dar uma ideia da imensa quantidade de pessoas e sociedades indígenas inteiras exterminadas ao longo desses 500 anos, como resultado de um processo de colonização baseado no uso da força, por meio das guerras e da política da assimilação (onde os índios deveriam assimilar a influência européia – em todos os hábitos, costumes e cultura).
A maior parte das sociedades indígenas que conseguiram preservar suas línguas, vive, atualmente, no Norte, Centro-Oeste e Sul do Brasil. Nas outras regiões elas foram sendo expulsas, à medida em que a urbanização avançava.

*Retrospectiva histórica desde o descobrimento do Brasil até o movimento de Independência (construção de uma linha de tempo);

*Construção de um painel: Brasil, país das diversidades!!
Recorte e colagem de figuras no contorno do mapa do Brasil, ampliado no retroprojetor;

*Produção escrita: Poema sobre a Pátria.

Símbolos da Pátria
Bandeira Nacional: foi criada e usada a partir de 19/11/1889, no ano da Proclamação da República.
Brasão Nacional: acham-se representadas as armas da Nação, que são: espada e escudo.
Selo Nacional: é usado para autenticar os atos de governo, assim como os diplomas e certificados expedidos pelos estabelecimentos de ensino, oficiais ou reconhecidos.
Hino Nacional: representa a voz da Pátria. Inspirado na Proclamação da Independência, Francisco Manuel da Silva escreveu uma composição musical com letra do poema de Osório Duque Estrada.







Nenhum comentário:

Postar um comentário