sexta-feira, 15 de julho de 2011

Projeto "O Planeta pede socorro!!"

Visando despertar o interesse dos alunos em preservar o seu ambiente, seja social, físico ou biológico, dando continuidade aos desafios propostos no projeto, hoje fomos entregar as mudas de plantas que fizemos, em caminhada pelas ruas do bairro (anteriormente reconhecidas através de uma pesquisa no Google Maps e por um mapa construído por eles em painel).
A atividade foi muito válida, pois propiciou a todos o desenvolvimento da expressão oral, ao explicar o projeto à comunidade, como também da expressão escrita, ao confeccionar cartões de alertas sobre a grande importância de se preservar o meio ambiente para, assim, preservar a própria vida. Além de um conhecimento maior sobre plantas (nome, família, rega, luminosidade, propagação, etc.) e o comprometimento assumido com a natureza.
Vale ressaltar que, com os ótimos resultados que obtivemos, faremos, após o recesso, mais mudas de diversas plantas, para darmos continuidade a essa atividade.
Quero agradecer, em especial, a nossa diretora Renate a qual sempre nos apoia e incentiva; o Renato (profº de Biologia) que nos auxiliou no reconhecimento de plantas e em outros aspectos relacionados; e a todos os alunos e suas famílias que auxiliaram de várias formas.
Valeu galera!!!



Nossa mascote chamada Cristal!!











quarta-feira, 13 de julho de 2011

Quando a escola é de vidro


Após uma reunião pedagógica em um grupo de estudos com alunas e professora do curso de Educação Especial da UFSM, analisamos esse lindo texto escrito por Ruth Rocha. Lindo e triste, em minha concepção, pois reflete exatamente o nosso caos educacional atual. O "colocar alunos em vidro", mostra o lado repressor da educação escolar, quando pretendemos padronizar o ensino, sem levar em conta as individualidades e experiências de cada educando, bem como demonstra o medo e o despreparo do professor para enfrentar os novos desafios do mundo moderno, com um novo tipo de aluno, mais pensante e atuante, consciente dos seus direitos de cidadão em formação.